Decoração de varanda: conheça agora as melhores dicas

Decoração de varanda: conheça agora as melhores dicas

Garantir uma boa decoração na varanda pode fazer toda a diferença para ter um lar mais confortável, convidativo e aconchegante.

Afinal, é nesse ambiente em que podemos relaxar e aproveitar nossos momentos de lazer com um bom ar fresco e sob a influência revigorante da luz natural.

Mas, o que levar em consideração na hora de decorar, o que muda de acordo com cada tipo de varanda e quais os melhores elementos para priorizar no projeto? Descubra a seguir.

Decoração de varandas: os principais fatores a se atentar

Antes de começar sua decoração de varanda, algumas características sobre o espaço precisam ser levadas em consideração para que você consiga fazer as escolhas certas para o projeto. São elas:

Tamanho do ambiente

Caso seu ambiente seja amplo, é mais fácil elaborar composições com mobiliário maior e explorar inúmeras possibilidades, seja para montar uma bancada, um espaço gourmet ou até para instalar uma grande mesa de jantar para reunir a família.

Contudo, se o local for pequeno, é necessário ter mais cautela, economizando na quantidade de móveis para não comprometer a circulação. Às vezes, será preciso abrir mão de algumas escolhas. Por exemplo, se não há espaço para cozinhar, nada impede que você transforme a varanda em um espaço para apenas para relaxar na rede, para cuidar de uma pequena hortinha de temperos ou em um canto para suas leituras.

Estilo de decoração

Quanto ao estilo de decoração, você não precisa necessariamente seguir os padrões adotados no restante da casa, mas é importante ter atenção ao modo com que a varanda se localiza no projeto.

Isso porque, se o local for integrado a outros cômodos da residência, como à sala ou à cozinha, o ideal é seguir o padrão arquitetônico e decorativo já adotado nesses espaços, para que a sensação de continuidade, harmonia e amplitude seja preservada.

Já se a varanda não tiver esse tipo de integração, você pode explorar outros estilos e dar uma cara única ao ambiente externo, desde que a proposta não fique radicalmente diferente do restante da casa ou do apartamento.

Finalidade de uso

Uma varanda pode ser utilizada como um espaço de leitura, uma área gourmet, um local para sua horta, um ambiente para relaxar, e assim por diante.

As finalidades variam bastante, de acordo com o desejo dos moradores e do espaço disponível, sendo que o uso pode ser direcionado desde os churrascos do fim de semana até os momentos de descompressão ou a rotina de home office.

Com isso em mente, lembre-se que o mobiliário, os revestimentos e a decoração podem mudar bastante de acordo com os seus objetivos.

Por exemplo, se você quer cozinhar na varanda, as escolhas são mais complexas, e podem incluir mesas, uma bancada, frigobar, cadeiras, fogão ou churrasqueira.

No mesmo sentido, se a opção for um home office externo, é preciso instalar uma boa mesa de trabalho, revestimentos em vidro com persianas para controlar a luminosidade e investir em uma cadeira ergonômica. Se a ideia for manter uma horta, é preciso buscar por vasos para dispor verticalmente ou outras opções semelhantes.

Escolha dos móveis

Depois de determinar qual será a finalidade da varanda, o seu estilo de decoração e qual o espaço disponível para todo o projeto, é chegada a hora de escolher os móveis para a área externa.

Conforme explicamos acima, tudo depende de como o local será organizado e para que será destinado. Em todos os casos, é imprescindível prezar por boas fabricantes e por um design original, capaz de dar mais qualidade, beleza, funcionalidade e durabilidade para o ambiente.

Além disso, tenha cuidado com os materiais do mobiliário. Em geral, priorize os produtos voltados para locais externos, pois eles são mais resistentes à incidência direta do sol e a intempéries como a chuva. Claro, se sua varanda for bem fechada, isso pode não ser necessário, mas procure ter cautela para que tudo se mantenha devidamente preservado.

Decoração para diferentes tipos de varandas

Levando os pontos abordados acima em consideração, algumas ponderações para a decoração de varanda também devem ser feitas em relação ao tipo do ambiente, que pode fazer parte de uma casa, de um apartamento ou ainda ser bastante compacto. Confira:

Decoração de varanda externa

Para a decoração de varanda externa, as possibilidades são maiores, pois normalmente trata-se de um local residencial que pode ser integrado ao jardim ou à área de piscina, para proporcionar um espaço completo de lazer para a família.

Nessas situações, é mais fácil explorar os diferentes elementos de um cantinho gourmet, de uma boa churrasqueira ou mesmo de um local de relaxamento com redes, espreguiçadeiras ou grandes poltronas externas.

O importante é ficar atento às características do local e suas possíveis intempéries. Se a decoração da varanda de casa ficar muito próxima da piscina, por exemplo, é importante que ela seja resistente à água e à umidade. Se a área tiver muitos ventos, é preciso ter cuidado com a fixação dos elementos. O mesmo é válido para a incidência solar, etc.

Decoração de varanda de apartamento

No caso da decoração da varanda de apartamento, as mesmas possibilidades das varandas residenciais são válidas, mas com certas limitações de espaço.

Ou seja, dependendo da disposição do ambiente, é possível montar uma cozinha um pouco menor, mesas ligeiramente mais altas e que ocupam menos espaço e talvez abrir mão da bancada para ter uma melhor circulação.

Se a ideia for criar uma área mais básica de relaxamento, poucas poltronas confortáveis, uma mesinha de apoio, vasos e até uma rede são ideais para que o local fique leve e aconchegante.

Em muitas situações, as varandas de apartamento são integradas ao restante do imóvel. Se for o seu caso, lembre-se de respeitar os padrões decorativos já adotados no cômodo ligado ao ambiente para garantir sua continuidade e aumentar a sensação de amplitude, seja ele uma sala, um quarto ou uma cozinha.

Decoração de varanda pequena

Por fim, uma decoração de varanda pequena exige escolhas mais básicas e simples. O principal cuidado é evitar excessos, respeitar a circulação e garantir o máximo aproveitamento do espaço disponível.

Nessas varandas compactas, dê prioridade para as dicas que demos sobre um cantinho de leitura ou relaxamento, que demandam apenas uma ou duas poltronas, uma mesinha decorativa de apoio e quadros ou vasos para que tudo fique mais bonito.

Outra boa opção é criar um mini jardim, com prateleiras, nichos e aparadores para posicionar os vasos e até uma pequena horta de temperos, para ter seu próprio refúgio natural mesmo com pouco espaço disponível.

Dicas de decoração para uma varanda aconchegante

Agora que você já sabe como planejar e o que considerar para a sua decoração de varanda, confira nossas dicas de mobiliário e objetos de decoração para garantir um espaço mais funcional, bonito e completo:

Mesas, cadeiras e poltronas com design diferenciado

É em uma boa poltrona que você poderá relaxar, é nas cadeiras em que seus amigos e familiares irão se acomodar para as refeições e é na mesa em que você vai servir o jantar, apoiar seus livros ou mesmo trabalhar durante o home office.

Portanto, sempre dê prioridade para móveis que sejam adequados à finalidade do espaço e ao estilo de decoração escolhido para a varanda. Além disso, marcas de referência mundial em design fazem toda a diferença para que você tenha os melhores padrões possíveis de durabilidade, estética e usabilidade.

Iluminação

Uma boa iluminação faz toda a diferença para uma decoração de qualidade, e a escolha da varanda deve refletir todo o aconchego que você deseja dar para o espaço.

O ideal é evitar a luz branca e priorizar tons mais quentes, que tornam todo o espaço mais acolhedor para as pessoas.

Outra boa dica é complementar a iluminação principal, como os lustres ou lâmpadas de parede, com elementos pontuais para dar destaque a elementos como os quadros, os vasos ou mesmo a churrasqueira.

Para finalizar, opções como abajures, luminárias decorativas e até cordões de luzes dão mais personalidade ao espaço e valorizam significativamente o estilo adotado nele.

Cores

Evidentemente, a cor de uma casa ou de um apartamento está diretamente relacionada aos gostos dos moradores e ao estilo adotado em toda a sua decoração.

Enquanto os tons mais sóbrios são voltados a ambientes elegantes e sofisticados, tonalidades mais vivas servem para criar espaços mais dinâmicos, alegres e divertidos.

No caso da varanda, é importante que exista harmonia com o restante da residência, principalmente se ela for integrada com outros cômodos.

Contudo, também é fundamental ficar atento às demais escolhas feitas para o espaço. Por exemplo, varandas com bastante móveis vão melhor com cores neutras, aquelas mais abertas pedem tons claros, locais com vários vasos combinam com cores terrosas e espaços gourmet vão bem com tons sóbrios e sofisticados.

Quadros

Muitos acreditam que quadros não combinam com a decoração de varanda, mas na verdade eles são uma excelente pedida para dar mais personalidade ao ambiente externo.

Com a variedade de estampas e modelos disponíveis, você pode adequá-los a qualquer tipo de estilo adotado, desde aqueles mais descontraídos, até os mais sóbrios ou sofisticados.

Levando em consideração a proposta da sua varanda, considere quadros com fotografias, com ilustrações, frases inspiradoras, pinturas ou outras opções que agreguem valor ao projeto.

Horta vertical e plantas

As plantas são perfeitas para qualquer tipo de varanda. Elas podem ser protagonistas e instaladas em inúmeros vasos espalhados pelo ambiente, ou colocadas de maneira pontual para complementar e dar mais vida à decoração.

No caso da horta, poucas coisas são tão gostosas quanto colher o tempero que nós mesmos plantamos em nosso próprio lar. Nesse caso, a mesma dica das plantas decorativas é válida: você pode usar e abusar dos vasos com hortinhas ou colocá-los em um cantinho específico.

Em todas as situações, é possível criar uma composição vertical, com uma parede cheia de vasos, ou utilizar prateleiras, nichos e até mesas para espalhá-los pelo espaço, respeitando os padrões da decoração.

Móveis infantis

Por fim, temos uma dica extra para as famílias com crianças, que muitas vezes têm sua varanda repleta de brinquedos espalhados pelo chão.

A área externa é perfeita para os pequenos, e você pode aproveitá-la para criar uma decoração mais divertida para as brincadeiras, com a organização que você precisa e a segurança que seus filhos merecem.

Procure revestir o chão com borracha ou EVA, para que ele fique mais confortável. Prefira opções coloridas para que tudo fique mais convidativo e dinâmico. Para armazenar os brinquedos, instale um pequeno armarinho junto à parede, complementando sua superfície com uma bela decoração infantil.

Para que os adultos fiquem junto da criançada, puffs coloridos são perfeitos para complementar o conceito e manter sua descontração. Além de confortáveis, eles ocupam pouco espaço e favorecem a amplitude, que pode ser aproveitada para que os pequenos tenham mais liberdade para se divertir.

Gostou das nossas dicas de decoração para varanda? A Atec representa as maiores e melhores marcas do design mundial, e oferece as opções perfeitas para que você crie o espaço aconchegante, leve e confortável que você sempre sonhou. Clique aqui e confira os produtos disponíveis em nosso catálogo outdoor.

Leave a Replay