
Decoração de varanda: veja esse guia e saiba como decorar a sua
Tipos de materiais, plantas e ornamentos: aprenda tudo sobre decoração de varanda e crie um verdadeiro oásis nesse cômodo da casa!

Jamais subestime o potencial de uma varanda! A gente até entende que você tenha se preocupado mais com o décor dos outros cômodos da casa, mas acredite: caprichar na decoração de varanda faz toda a diferença no astral do seu lar.
Afinal, varandas, terraços ou jardins são áreas de lazer perfeitas para reunir os amigos no happy hour, ler um livro no fim da tarde ou relaxar na rede depois daquele almoço de domingo. E se você tem uma sacada pequena, não tem problema! Também é possível decorá-la e aproveitar esse espaço.
Pensando nisso, preparamos este post, que é um guia da decoração de varandas. Aqui, você encontra as melhores dicas para deixar esse ambiente muito mais bonito, convidativo e harmonioso. Acompanhe a leitura e inspire-se!
Decoração de jardim
Pode ser um jardim convencional ou os queridinhos jardins verticais. Independentemente do modelo escolhido, ter um jardim residencial em casa ou no apê é uma aposta certeira para rebater o estresse do dia a dia.
Principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos e tem uma rotina agitada, cultivar plantas dentro de casa é uma verdadeira terapia. Sem falar que as espécies purificam o ar e trazem aquela gostosa sensação de relaxamento após um dia exaustivo de trabalho.
Para acertar na decoração de jardim não tem muito segredo: basta escolher suas espécies preferidas, combinar móveis adequados e adaptar a composição ao espaço que você tem disponível.
Por exemplo: se as dimensões do cômodo permitirem, você pode montar um exuberante jardim de inverno, misturando espécies mais chamativas e alguns móveis discretos, como banquetas e puffs.
Em locais menores, os jardins pequenos do tipo vertical dão o tom da harmonia. Discretos, versáteis e muito práticos, eles se tornam os protagonistas do cômodo sem comprometer a uniformidade da decoração. Mais pra frente, falaremos mais deles.
Decoração de terraço
Os terraços são áreas perfeitas para compor espaços gourmet, porque suas dimensões tendem a ser maiores, possibilitando a instalação de bancadas e áreas de churrasqueira, por exemplo.
Se existe uma tendência que chegou para ficar, ela se resume em cozinhas gourmet! Planejar uma área com esse conceito vai muito além de valorizar a decoração da sua casa. Significa poder reunir a família e os amigos para confraternizar à mesa em todas as fases do happy hour: antes, durante e depois do preparo das refeições.
Isso só é possível graças ao conceito aberto desse tipo de composição, que se encaixa muito bem na decoração de terraço — especialmente nos mais amplos. Assim, com todos os ambientes integrados em uma única área de convívio, fica muito mais fácil interagir com seus convidados e curtir ao máximo o momento.
Passo a passo para decorar a varanda
Já que estamos falando de áreas de convívio social, é justíssimo elevar a varanda a esse patamar de grandes encontros e bons papos, concorda? Afinal, nada mais acolhedor do que uma varanda decorada especialmente para receber os amigos ou mesmo curtir o seu momento relaxentre um dia e outro de trabalho.
No entanto, para garantir esse efeito é preciso pensar cuidadosamente em cada detalhe da composição, desde o conceito aos elementos decorativos. Por isso, resumimos em 8 dicas os principais aspectos que você pode utilizar para acertar em cheio na decoração de varanda. Vamos lá!
8 dicas de decoração
1. Defina o conceito do ambiente
Para explorar ao máximo as funcionalidades da sua varanda, é preciso pensar no conceito do cômodo antes de começar a decorá-lo. Para definir a proposta, pense nas seguintes questões: o local é aberto, semiaberto ou fechado? As dimensões são grandes ou reduzidas? Quais são os atrativos que você pretende instalar na área: um espaço gourmet, um cantinho de leitura, uma rede para relaxar ou um jardim vertical?
Respondendo essas questões fica bem mais fácil saber exatamente que finalidade você quer para o espaço e o que ele permite. Nem sempre dá para fazer uma varanda gourmet em uma área pequena, mas um belo jardim ou um cantinho para relaxar cabem em qualquer canto!
2. Invista em móveis planejados
Essa é uma dica certeira, sobretudo para decoração de varandas pequenas. Os móveis planejados são ótimos para otimizar o espaço e favorecer a circulação, deixando tudo mais funcional. Mesinhas de centro ou de canto, aparadores e nichos para posicionar objetos decorativos são exemplos de móveis práticos e versáteis para se encaixar em qualquer tipo de varanda.
Há duas maneiras de investir nesse tipo de mobiliário. Uma delas é optar pelos móveis modulares, que são aqueles em que o fabricante ajusta as dimensões das peças à extensão do ambiente. A outra maneira são os móveis sob medida, que é quando o próprio projeto arquitetônico do cômodo dá ao fabricante as dimensões exatas que ele precisa seguir na fabricação.
Em ambos os casos, o segredo para comprar móveis planejados de qualidade é contratar um fabricante especializado no ramo. Assim, os móveis se ajustarão perfeitamente à sua varanda.
3. Monte um jardim vertical
Sempre que falamos em decoração de jardim, a condição básica é priorizar a entrada de luz natural para assegurar o cultivo saudável das plantas, mantendo os jardins sempre vistosos.
No caso dos jardins verticais, é ainda mais importante pensar na arquitetura da varanda antes de projetá-los. Afinal, como eles tendem a ocupar predominantemente uma das paredes do cômodo, é preciso garantir que a entrada de luz solar ali será satisfatória.
Uma boa dica, se você não tem familiaridade com este assunto, é antes de sair comprando suas plantas preferidas e vasos, considerar contar com o auxílio de um profissional de jardinagem ou paisagismo para não errar na hora de montar o jardim vertical.
4. Aposte nos decks de madeira
Sinônimos de aconchego, conforto e naturalidade, pisos e revestimentos em madeira são excelentes opções para decorar as áreas externas de convívio social. No entanto, você deve ficar atento quanto à manutenção do material, que requer cuidados extras quando aplicados em áreas mais suscetíveis ao clima, como na decoração de varanda ou no paisagismo para piscinas.
Para os decks de madeira, por exemplo, é essencial que o item receba tratamento impermeabilizante para estender sua vida útil. Outras manutenções periódicas também serão necessárias, como a envernização, de modo a manter o deck resistente e brilhante.
5. Você pode optar por redes de descanso
Não há nada mais relaxante do que aquela rede preguiçosa para deitar, não é mesmo? Pode ser para a leitura diária, enquanto aguarda a chega dos amigos, ou mesmo naquele pós-almoço de domingo. O importante mesmo é dedicar um cantinho especial na varanda para instalar uma ou mais redes de descanso, caso o espaço permita.
Assim, você fecha com chave de ouro a decoração da varanda, favorecendo ainda mais a proposta de relaxamento desse cômodo. Apenas tenha certeza de que está investindo em redes de qualidade, feitas com material resistente e tecidos confortáveis. Se você estiver sem tempo para instalar, já sabe: contrate um profissional em um aplicativo confiável de prestação de serviços e pronto!
6. Decore com quadros divertidos
Por mais que os estilos de decoração variem bastante de uma pessoa para outra, uma coisa é certa: nosso lar precisa ter a nossa cara. Sabe como fazer isso de forma prática, rápida e muito charmosa? Decorando com quadros divertidos!
Pode ser na temática dos seus personagens favoritos, pinturas de jardinagem, mensagens inspiradoras… Tudo vai depender do seu gosto e da sua criatividade. Inclusive, se você levar jeito para a coisa, que tal emoldurar os seus próprios desenhos e pendurar os quadros como se fossem uma exposição na varanda? É puro estilo e personalidade para tornar esse cômodo ainda mais queridinho na casa.
7. Instale aparadores e nichos
Esse tipo de mobiliário nunca sai de moda. Além da praticidade e versatilidade de se encaixarem bem em qualquer canto da casa, aparadores e nichos carregam uma estética única, possibilitando composições requintadas e originais.
Experimente posicionar os nichos estrategicamente, de modo a abrigar objetos que “conversem” com os demais elementos decorativos da varanda, como vasinhos de planta ou peças artesanais. Quanto ao aparador, uma única peça já basta para compor a decoração da sua varanda e, de quebra, acolher os pertences dos seus amigos.
8. Aposte em puffs, futons ou almofadas
Ao longo dessa leitura, vamos percebendo que o conforto e o aconchego são as palavras de ordem na decoração de varanda. Então, mesmo se for uma área de dimensões menores, é legal priorizar esses móveis.
Em termos mais práticos, para fazer isso em varandas pequenas, você deve investir em banquetas e puffs multiuso — ou seja, que sirvam tanto para sentar e descansar quanto como mesinhas de canto, apoiadores de pés ou até mesmo baús para guardar alguns objetos. Assim, você ganha em funcionalidade e em aproveitamento de espaço na sua sacada.
Para áreas de metragem maior, que tal combinar espreguiçadeiras, futons ou até mesmo uma bela chaise? Esses móveis são opções certeiras para áreas de convívio e relaxamento, valorizando o décor com um toque extra de sofisticação.
Não se esqueça também das almofadas e demais peças de tapeçaria! Elas são quase que obrigatórias para tornar o ambiente ainda mais intimista e convidativo — sem falar que garantem o conforto de todos os seus amigos.
Quando for montar o décor, cuide para que a composição siga um mesmo conceito de materiais e cores de tintas para paredes. Assim, você não correrá o risco de pesar a varanda com o excesso de informações, mesmo se o cômodo for pequeno.
3 materiais que podem ser utilizados na decoração de varanda
Agora que você já está por dentro das melhores dicas para iniciar a decoração de varanda, vamos detalhar 3 materiais que têm tudo a ver com esse tipo de cômodo. Confira!
1. Madeira